Descubra Lisboa

Lisboa: A cidade de braços bem abertos

Localizada na margem norte do estuário do Tejo, Lisboa é uma cidade encantadora, com fortes ligações ao seu passado e aos Descobrimentos. Os seus palácios, belas igrejas e o impressionante castelo fazem parte do deslumbrante património cultural da cidade. Dois dos seus monumentos mais emblemáticos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, estão classificados como património da humanidade UNESCO, desde 1983. Ainda em Belém, podemos encontrar o Padrão dos Descobrimentos, erguido em homenagem aos descobrimentos portugueses.

Lisboa tem uma grandeza histórica, que se caracteriza por edifícios de uma mistura arquitectónica de grande beleza, tornando-a uma capital europeia interessante e cheia de curiosidades para explorar. É bom que venham com bastante apetite! O delicioso peixe fresco, os pastéis de Belém e toda a doçaria conventual, os vinhos brancos, tintos e a sangria de cerveja são uma tentação.

Lisboa é também uma cidade apetecível para caminhadas. Conhecida por “cidade das sete colinas”, proporciona passeios inesquecíveis pelas calçadas em pedra (calçada portuguesa) e ruas estreitas, cheias de cafés Art Nouveau que oferecem uma imensidão de coisas para descobrir.

Os locais mais populares estão localizados em redor do Rossio e da Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço. Esta praça é uma das mais majestosas e foi em tempos a principal entrada marítima da cidade. Ainda hoje se pode ver a escadaria em mármore, que sai do rio Tejo, em direcção a esta praça. O nome Terreiro do Paço é, claramente, uma referência ao palácio que aqui esteve durante 400 anos, e que serviu de residência ao rei até ao terramoto de 1755, que o destruíu quase na totalidade. De visita obrigatória são também os bairros de Alfama e Mouraria, situados na colina à volta do Castelo de S. Jorge, ele também de visita obrigatória, e toda a zona ribeirinha.

Temos ainda a zona do Parque das Nações, onde em 1998 se realizou a Exposição Mundial “Expo’98”. Esta zona é agora um centro para recreação, aberto ao lazer, onde se pode jantar ao ar livre ou apenas tomar uma bebida. Ali encontrarão o Oceanário (Aquarium), o teleférico e a Torre Vasco da Gama, onde se pode apreciar as vistas panorâmicas de Lisboa. Este é também o local onde será a meta da Vodafone Meia Maratona RTP Rock ‘n’ Roll.

Mas Lisboa não é só cultura e história, o Bairro Alto é o centro da vida noturna, com variadíssimos restaurantes e bares. Pode-se dançar toda a noite ou simplesmente sentar na rua e apreciar a brisa fresca e uma boa conversa. Com um pouco de sorte, pode ouvir algum fado (música portuguesa melancólica e tradicional). Caso seja já apreciador e fã deste género musical, pode dirigir-se a uma das muitas casas de fado existentes neste local.

Fazer compras em Lisboa pode ser inesperadamente sofisticado. A Av. da Liberdade é a mais importante avenida para compras, onde poderá encontrar lojas como Prada e Louis Vuitton. Já os estilistas portugueses mais importantes estão instalados no Bairro Alto e no Chiado. Para os que preferem fazer compras nos mercados locais, há um emblemático mercado no Campo de Santa Clara, onde podem adquirir-se telas pintadas à mão e tecidos bordados que serão souvenirs inesquecíveis.

Além disto tudo… ainda terá como bónus o clima agradável e a simpatia das pessoas, que na sua maioria falam inglês. Portanto, o melhor mesmo é vir perder-se nas ruas estreitas desta cidade e descontrair nas suas praças maravilhosas. Faça as malas e venha descobrir Lisboa por si mesmo.